terça-feira, junho 03, 2008

Diários de Resiliência (II)

Elas passam a manhã na escola, a tarde inteira no ATL. As primeira hora e meia a seguir ao almoço é dedicada aos trabalhos de casa, depois o lanche e quando há tempo brincam. Brincam aí uma meia hora, talvez uma, até a carrinha os vir buscar. A brincadeira depois do lanche é controlada, podem fazer desenhos, ler uma história, fazer um jogo de mesa. O corpo não mexe quase nada, nem a voz. Dos corações nada sabemos, de preferência que batam devagar.

A sala é pequena, muito pequena. As animadoras ensaiam à sexta a menina do mar com estas crianças, foi o único dia que lhes deram. Têm 45m de ensaio uma vez por semana. Era preciso fazer muitas coisas com estas crianças antes de poderem representar a menina do mar.

Era preciso levá-las até ao mar, deixá-las rebolar na areia, dizer: gritem ao vento. Depois falar com elas sobre o sabor e textura que tem cada coisa: o sal do mar, a consistência da areia, as cores do céu, assim só para começar.
~CC~

4 comentários:

Anónimo disse...

Que escola é esta?!

Beijinho,
Madalena.

CCF disse...

:) Madalena, não é bem uma escola. Mas há escolas destas sim. Também há outras, felizmente.
~CC~

Anónimo disse...

Eu queria referir-me ao sistema... :s

Madalena.

inominável disse...

aprendizagem experiencial... é mesmo aquilo de que todos falam e ninguém faz... e assim se deixa a menina do mar em terra...