sexta-feira, dezembro 14, 2007

Na memória do olhar


Ruas de Pemba, Moçambique, Novembro de 2007.

Vamos. Voltamos. Fazemos algumas coisas. Mas tudo o que é mais importante é o que guardamos dentro de nós, o que nunca esqueceremos. As crianças, as muitas, as muitas crianças, os olhares delas no cruzamento com os nossos. Não há lugar no mundo onde as crianças sejam tão tristes e ao mesmo tempo as mais felizes, as mais felizes que já vi.
~CC~


Nota: em Moçambique o pedido de autorização para fotografar pessoas é obrigatório, o que me parece bem, algumas crianças gostam e outras escondem-se e devemos respeitar. Algumas pedem ou esperam receber dinheiro por uma fotografia e outras não, querem simplesmente que partilhemos com elas o modo como ficaram na fotografia. Com as mulheres, numa zona muçulmana, a fotografia é ainda mais delicada, é preciso aprender a conter o desejo de fotografar tudo, também aprendi isso.

1 comentário:

Anónimo disse...

olhar lindo cheio de ternura e de partilha, mesmo por parte de quem tem tão pouco, certamente.
Ainda este ano me aconteceu uma situação caricata durante as férias, por causa desta minha mania de tirar fotos a tudo e a todos...tento respeitar as pessoas, mas a verdade é que às vezes lá sai o disparo antes de ter tempo para pensar ou pedir!.
Carla