segunda-feira, dezembro 27, 2010

Um a sumir-se, outro a aparecer

Um desejo de ganhar asas percorre-me enquanto os olhos pasmam pelos aeroportos cheios de neve. É tão impossível ir, tão louco ir, é tão impensável. E enquanto a razão percorre o lado direito do meu corpo, o desejo percorre todo o lado esquerdo. Há muito que lutam um contra o outro. Esta festa do fim do ano é mais aterradora que o Natal. O Natal é inofensivo, é igual ao homem das barbas brancas que só parece aterrador ao longe, mas ao perto é um velhote simpatico. Nada no Natal me assusta, tudo nesta ideia de um novo ano me aterroriza. E isso não dizer que não adore viver.

Ganhar asas, ou ir pela estrada, sem destino. Estar noutro lugar, não conhecer nada, ter tudo por descobrir. A festa não existir, apenas uma paz mansa numa paisagem bela, marcada a água e a verde. Um hotel, uma cabana, uma tenda, não o meu quarto, não a minha cama. Uma cidade, uma vila, uma aldeia que não seja minha. Trazer comigo uma, duas, três pessoas. Essas pessoas que não querem ir, pessoas com pés de raízes e não com pés de vento. É dolorosa a diferença, por melhor que ela seja tantas vezes, outras é desencontro. Fazer o esforço de ficar, de estar, de sorrir. A felicidade quando se puxa por ela, acaba por aparecer, uma luzinha nos olhos de quem se gosta, por eles, para eles. Custou-me, mas aprendi a extrair a felicidade da felicidade dos outros. Não sempre claro. Às vezes quero uma felicidade só para mim.

Um ano inteiro a sumir-se pelo calendário, outro a aparecer. Tantos dias, tantas noites. Tantos sonhos e tantos pesadelos possíveis. Passar o ano, anda cá ajudar-me a varrer o medo, tive um pesadelo terrível ontem à noite, mais uma vez. Essa malvada da morte a aparecer. Anda cá chamar o lume, assobiar aos pássaros, afastar as bruxas, fazer arder os beijos, tornar o mundo um lugar habitável.
~CC~

PS. A todos os que passam, bom 2011, e façam os sonhos ter a vitória sobre os pesadelos.

7 comentários:

fallorca disse...

Bom ano para si, e que a ardósia brilhe sempre

Leonor disse...

Que bonita esta ideia de "peregrinação", de descoberta de lugares e presenças de paz. Vamos sim, varrer os medos e puxar o brilho às estrelas. Bom ano, CCF.

R. disse...

Igualmente, CCF. Que os sonhos, as asas, as descobertas, a felicidade integral, as conquistas, o conforto e tudo o que de melhor desejar prevaleça sobre o que se lhe opõe.
Um abraço.

sem-se-ver disse...

subscrevo os seus votos :)

beijinhos!

clorinda disse...

Um GRANDE ANO CC cheio de pequenas felicidades.
Abraço

deep disse...

Um ano de 2011 Muito Feliz para ti. Que não te faltem asas e céu para poderes voar.

Um abraço amigo directamente do mar de pedras :)

via disse...

Tou atrasada! Bom Ano!