domingo, outubro 25, 2009

A primeira escola



Voltei lá no último Domingo e ela estava lá, quase igual. Tudo quieto, parado, silencioso como há mais de vinte anos quando cheguei na camioneta da carreira, depois de duas horas e meia de viagem. Os meninos, ainda os procurei pelas esquinas da rua, imaginando-os rapazes e raparigas com olhos ainda espantados como quando os encontrei. A serra de Montejunto ali mesmo ao lado, imponente no seu olhar de pedra. Foi este o lugar onde me tornei professora pela primeira vez, apenas uma sala, uma única sala vazia e fria onde a tristeza parecia querer espreitar em cada janela. O pátio de terra varrido pelo vento é ainda o mesmo, mas há pequenas árvores, alguma delas será a que plantámos num dia de Primavera, cantando à sua volta uma canção para embalar o seu crescimento?!


E parece que ainda hoje tenho nas mãos as rosas que eles me levaram depois da primeira semana, parece que ainda estou comovida como no primeiro dia em que tive nas mãos a chave enorme do portão da escola. Passou tanto tempo, e é verdade que ela já não sou eu e sou eu ainda, a mesma que riscava a ardósia com um bom dia escrito a giz de muitas cores.
~CC~

6 comentários:

deep disse...

Talvez alguns desses meninos sejam pais de outros meninos que plantam árvores no recreio dessa ou doutra escola ou também eles professores pela primeira vez numa escola idêntica.

Uma óptima semana :)

CCF disse...

Obrigado Deep...espero nunca perder o gosto da escola.
~CC~

Anónimo disse...

Ai... é comovente sim e é comovente fazer-nos lembrar desse nosso dia, também tão perto e tão vivo... e lembro-o ainda quando estava nos estágios. Como foi bonito, como aprendi tanto, como tive a certeza de que era aquilo que queria. Obrigada.
Madalena

Demóstenes disse...

Maravilhosa este seu relato.

O seu giz colorido fez-me recordar os meus tempos de aluno de escola primária.

Luis Eme disse...

gostei de te ler, CC.

não só neste mas em todos os "posts".

escreves com alma.

CCF disse...

Madalena...e foi convosco também outra estreia, qualquer dia dedico-vos um texto. Vocês foram os meus primeiros meninos grandes :)

Demóstenes, fico feliz por ter boas lembranças do giz da escola.

Luís Eme, sinceramente obrigado :)

~CC~