sábado, fevereiro 09, 2008

Guarda-rios e estuários (IX)


Em Almar, a mulher mais velha de todas guardava o tesouro. Era uma caixa de madeira quase preta com a pirâmide gravada, a mesma que todos nós tínhamos tatuado na mão, logo abaixo do polegar.Esta tatuagem era feita no aniversário dos sete anos, um presente desejado como nenhum outro. E era aos sete por causa da palavra que estava dominada na oralidade e agora deixavam-nos partir para a escrita, a viagem da palavra escrita era a primeira para fora dos territórios da água. Por isso aos sete anos, em terra seca e na entrada para a escola onde nos misturariamos com todas as outras crianças, era necessário que a pirâmide nos brilhasse no escuro das salas de aula, que nos fizesse companhia. Ganhei o hábito de a esfregar nos momentos difíceis, mas não era um gesto só meu, vi-o noutras crianças Almar. Já adolescente pensei muitas vezes apagá-la, naquela idade em que só queremos ser diferentes de todos os legados que nos correm nas veias.

E quando esfregar a pirâmide não chega, tento ver com a mesma luz que vi pela primeira vez aos sete anos, o tesouro Almar. Eram apenas cinco sementes, cada uma diferente da outra. Uma era grande como um bolbo e outra tão pequena como uma semente de melancia. Eram lisas e rugosas, escuras e coloridas. Vejo-as dispostas diante de mim perante o sorriso da mulher velha. Vejo o meu espanto por pensar que dentro da caixa só podia haver ouro. E o atrevimento de lhe perguntar para que servia aquele presente, que importância tinha, afinal eram apenas cinco sementes numa caixa de madeira.

E da voz baixa dela e meio rouca a murmurar: das sementes tudo pode nascer.

Sim, das sementes tudo pode nascer.

~CC~

5 comentários:

Mar Arável disse...

MUITO BELO E SIGNIFICATIVO

NA VERDADE

O SEGREDO DA VIDA

PODE ESTAR NUMA SEMENTE

NUM SIMPLES GESTO

PARA A SEMEAR.

SE FOR BOA SEMENTE.

BJS

isabel mendes ferreira disse...

douradas as raizes.

serão Douro?

o importante é Tu douras a natureza de uma alma.

que apetece "roubar".


_________________.
bjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjs.

CCF disse...

Sim...mas nem sempre sabemos se a semente é boa :)

Não é o Douro, mas o Douro é sim um rio muito belo.

~CC~

Anónimo disse...

só encantamento e magia, só, lido ouvido e silêncio mais nada... Encanto puro
jdrm

Anónimo disse...

sim sabemos, uma semente boa, não tem razões apresenta-se , é sã... escondida numa mão fechada é um roubo antecipado. Todos auguramos tudo mas nunca temos nada....
com apreço
jRm