sexta-feira, fevereiro 06, 2009

Sem listas nem seguidores...

Cheguei à blogosfera um pouco inocentemente, na verdade pelas mãos de um amigo com quem mantive durante um ano um blogue comum (o JVT do Ninguêm lê). Gostei francamente de ser um lugar onde se podia escrever e ler coisas boas, a maior parte delas escrita por gente anónima, sem snobismo nem manias. Esta coisa de passear por vários lugares de Norte a Sul sem pagar e ainda ir pelo mundo, era francamente interessante.

Só mais tarde me apercebi que além de ser lugar de escrita e de leitura, de artes e de cultura, a blogosfera era também um veículo para as ideias políticas e para a luta cívica, mas também para a má lingua, nalguns casos praticada com piada e gosto e noutra pura e simplesmente pelo prazer da chicotada e do cinismo. Tardiamente fiquei a saber que existiam blogues de renome e alguns de comentares políticos reconhecidos na praça pública. Confesso que nunca fui grande adepta de tais blogues mas que reconhecia o seu papel e importância social,

Mas ultimamente tenho andado pessimista e muito céptica, especialmente desde que chegaram as listas dos mais lidos, a onda dos seguidores, e um conjunto de inúmeros dispositivos de incentivo à competição entre bloguers, e já não se mede só os que nos lêm mas também o número de links que temos e os que fazemos, etc. Estou assim inteiramente de acordo com a Ana e espantada com a importância que lhe dá o FJV.

Para mim que nunca usei sequer um contador de visitas no meu blogue, é difícil compreender estes indicadores tidos como de sucesso e o que é que esse sucesso significa para as pessoas.

Pensei que isto era um lugar lúdico, de sincera partilha entre gente que tem interesses comuns, uma rede social com algum sentido, que nos permitia alguma interacção a partir dos comentários e que isso nos chegava para perceber que não andavámos aqui sós. Mas sinceramente, seguidores...? Acho que há qualquer coisa de genuíno que se está a perder...e às vezes já penso em me ir embora.
~CC~

12 comentários:

clorinda disse...

completamente de acordo com a Carla só que eu não desanimo.
Prémios não os espero, pois sei que o meu mérito é pouco: comentários gosto de receber até um simples Olá.
Como quem nos deseja bom dia .
Por isso a sua lista já tem uma seguidora. Posso não vir todos os dias mas venho de vez em quando com um abraço.

Gregório Salvaterra disse...

Acho que a blogosfera é isso tudo. Um espaço de grande liberdade, onde as regras são as que cada um impõe a si próprio e mesmo assim ninguém obriga ninguém a segui-las.
Mesmo essas tendências "seguidistas" não são muito diferentes do que se passa na rua com a moda, os tiques de linguagem (então é assim), etc. que só segue quem quer.
Continua pois a usar este espaço como tão bem tens usado que por aí muito bom gente que te segue com enorme prazer.

Beijo
*jj*

Anónimo disse...

A propósito do tema...
http://bitaites.org/outros-blogues/quatro-adendas-a-arte-de-blogar

Beijos

jozé

Joana Lopes disse...

Como a entendo! Mas não desista: pode-se estar nstes espaços sem esses campeonatos, embora a era da inocência da blogosfera tenha, de certo modo, acabado.
Deixe eesses senhores vidrados dos blogómetros e outros que tais - que lhes faça bom proveito...

Anónimo disse...

Nalguns casos, a lista de seguidores não resulta senão do acto de experimentar as ferramentas de que o blogger dispõe. Eu própria tenho um contador e uma lista de seguidores, mas sei que não devo medir o apreço que têm por mim por essa lista ou pelos comentários que vão deixando. Uma parte dos meus leitores são amigos - reais e "blogosféricos".
Quando entrei neste "mundo" fi-lo por brincadeira, fui ficando pela partilha e para me obrigar a escrever.
Este espaço azul vale pela partilha e muito pelas palavras que a sua autora nele regista.
Com ou sem lista de seguidores, eu continuarei a seguir o rumo das palavras e das histórias, ainda que nem sempre comente.

Um abraço do norte. :)

Cristina Gomes da Silva disse...

Mas que pode interessar a quem não gosta de listas nem de seguidores, as listas e seguidores dos que gostam de listas e seguidores?. A diversidade, sobretudo de gostos, também passa por aí. Cada um gosta do que gosta, desde que não tente fazer disso uma lei e uma obrigação para os outros. Sinceramente não percebi o teu repúdio. :)

CCF disse...

Obrigado pelas vossas opiniões, elas próprias diferentes umas das outras.
Claro que não quero proibir nem ditar regras e muito menos tenho repúdio por quem pensa e faz diferente de mim, compreendo perfeitamente, por exemplo, a curiosidade por experimentar as diferentes ferramentas...(Depp :))

Cada um faz o que quer...na blogosfera como na vida, mas pensar criticamente é também é um acto de liberdade...recomendo vivamente o link que o joze deixou aqui sobre o assunto...http://bitaites.org/outros-blogues/quatro-adendas-a-arte-de-blogar

Fui ver o que o autor diz e achei interessante ver que não ando sozinha a pensar nestas coisas, como aliás já tinha sentido quando li também a opinião da Ana.

Beijos
~CC~

sem-se-ver disse...

só faltava mais essa!!

(sua última frase)

Mar Arável disse...

Tem razão mas não leve esta coisa demasiado a sério

Quando escrevemos é para nós

com a surpresa de alguns gostarem

Quando aos seguidores

acho graça não me incomodam

alguns até são amigos

Não desista por coisa tão pouca

JOSÉ RIBEIRO MARTO disse...

...criticar os que tem seguidores é a mesma coisa que criticar as listas que muitos blogues apresentam , e eu cá tenho a minha bem preenchida; o que não quer dizer que os frequente todos os dias nem os tais blogers isso esperariam... Sou muito liberal e acho preconceitoso virem dizer isto e aquilo sobre quem faz, quem tem , quem conta, quem segue .. Deixo esse trabalho para o meu camarada Arnal de Matos e para a a tal dia Ana e o seu blogue seguidíssimo pelo DiKtat , a comentários que é como quem diz o meu umbigo basta-me. MAs , mesmo assim aceito , e assiste-me a liberdade de não a frequentar... Se me desse a esse trabalho nunca mais saía de lado nenhum...
Ninguém me dita nenhuma numenclatura estou aqui porque quero , e o resto só me interessa para dizer não tem importância nenhuma !

cordialmente

__________ JRMARTO, vou andando !

CCF disse...

sem se ver :) Obrigado!

Mar Arável...tem também razão, podemos ver isso por esse prisma lúdico e de algum companheirismo virtual...compreendo ou pelo menos estou a tentar, é bom escutar as vossas razões.

JRMarto...penso que está a exagerar um bocadinho, ninguém falou em fazer códigos de conduta ou ditar leis...foi mais..."vamos lá pensar um bocado nisto que andamos aqui a fazer"...e aliás só falei de eu sair, eu própria me ir embora, não falei de mais ninguém o fazer. Na verdade é que devemos fazer quando não nos sentimos bem num lugar, ou não? Quando as coisas já não nos dão o mesmo prazer, o mesmo gosto...podemos pensar sobre o que é a blogosfera e sobre as modas que por lá circulam...ou isso é assim tão mau?
Quanto ao blogue da Ana(que não faço ideia quem é), também não percebo porquê tanto azedume...ela é muito lida e linkada sim, mas não tenho nada contra isso...penso que escreve de forma mordaz mas lúcida e sobretudo muito bem.
De resto, como poeta vai perceber que eu não goste de certas palavras e "seguidores" é uma delas. Mas sou sua leitora, e serei sempre, mesmo que não coloque lá o meu quadradinho estampado.

~CC~

JOSÉ RIBEIRO MARTO disse...

Cara CCF, compreendo o que diz e naturalmente compreendo também a sua apreensão quanto á blogoesfera, acho-a legítima , mas apenas quis dizer-lhe que essa mesmo , no que tocava ao assunto, não era a minha ... Considero que apresentar uma lista de blogues no meu canto que são aqueles que eu gosto de frequentar é integralmente igual a lista de seguidores . A palavra formalmente pode a presentar conotações variadas, como por exemplo, políticas, religiosas..., mas sabe-se que no caso quer apenas dizer , gosto deste espaço , por aqui quero passar , aqui quero ficar de vez em quando, gosto disto e daquilo...
Há sempre muita pressa em julgar os outros esse é um preconceito que faz parte da vaidade, como fundamento da fragilidade humana .
As pessoas até aqui se apressam a distinguir-se e a diferenciar-se ... , consciente disso passo ao lado... Quanto ao blogue que refere , fui lá para ver o que acrescentava ao seu , e deparei-me com um vazio sem interesse, não perdi tempo, é claro , como pode compreender...
sem mais, um abraço
______ JRMARTO