sexta-feira, março 07, 2008

Ver e escutar

Sua excelência, sabe que a escuta é uma das competências fundamentais do ser humano? Parece que amanhã os professores marcham em silêncio em grande parte do percurso que farão no coração da cidade de Lisboa. A capacidade de observar é outra grande competência, analise atentamente o rosto deles. Se souber ver e escutar, saberá que nada se constrói entre ruínas.


Sua excelência não fez tudo mal, ninguém faz. Sua excelência tem razão em algumas das coisas que pretende mudar, mas fracassou no essencial. E o essencial é a escuta, a compreensão do que o outro diz, quer, sente.

Experimente virar a página.
~CC~

5 comentários:

Anónimo disse...

Assino por baixo!
Como consegue traduzir sentimentos [nossos] tão bem!!!

Já sinto a vontade de nao me expressar, porque sei que não sou escutada... limito-me a pensar e agir na minha humilde e cada vez mais discriminada condição...

Obrigada!

Mil beijos,

Eunice Branco Aredes.

Anónimo disse...

Pois é, mas sua Excelência que passou a vida a aprender a descentrar-se, a ouvir e compreender as razões do outro, disso agora não é capaz , é independente de um partido, e cai de podre porque são todos da laia dela, veja-se as declarações de Augusto Santos Silva em Chaves , passados trinta e mais anos e ainda temos o problema do PREC, como eu sempre digo , mas ouvi-lo do Ministro Dos Assuntos Parlamentares dá que pensar naquela arqueologia mental, e diz-nos muito de quem ocupa o espaço político que maiorias legitimam!
Cuidado vêm aí os comunistas da URSS! Fiquei boquiaberto!
Falava como alguém da extrema direita que queria relativizar, e só lhe saía o que saiu ... Democracia é manifestar desacordo, opor-se ao que não faz sentido, contestar, querer saber, querer dialogar, andar para a frente , até poder ser-se ouvido ....

Este governo é neo-fascista eu não tenho dúvidas....

saudações democráticas

CCF disse...

Olá Eunice, temos que nos expressar sempre, o problema é de quem não escuta. Beijos mil.

Caro anónimo, para a próxima assine por favor. Só em parte concordo consido, as declarações não foram felizes mas estou longe de pensar que o ministro é um fascista, é preciso saber atacar quem realmente o é e não creio que ele ou o governo sejam. Prefiro pensar que não têm sido capazes de escutar as críticas e aí reside sempre o fim; na incapacidade de perceber os erros e só viver contente com os êxitos.
~CC~

Profanus disse...

CCF,
não assinei por baixo porque à hora que postei, não me fora dada essa oportunidade, teria ido com o nome do meu blogue....
Não sei do que fala nem quero abrir um debate aqui, estou do outro lado, tenho outra memória, outro osso , e só se me oferece dizer-lhe, se o envio de guardas republicanas a escolas , para saberem se os professores iam fazer greve, é uma prática democrática? Se leu o jornal público hoje, e viu como os professores foram apresentados... Em tudo me faz lembrar o que escola salazarista que tão bem estudei, fez ... Bem sei que não podemos abstrair do tempo , mas das mentalidades não podemos fazer tábua rasa ; parece contraditório , mas no fundo não o é. O que digo e repito é que este governo é de uma tal indigência mental que reputo de fascista...., ou se quiser de neo-fascista ....
Augusto Santos Silva deveria ser demitido do cargo que ocupa para verificarmos ou termos uma ilusão pelo menos que há alguma dignidade naqueles que em democracia elegemos .... Não repito , tudo o que já disse no poste anterior , não abro discussão , nem amenizo com nenhum medo recõndito ... Sou anti-ps desde sempre, abomino a direita e o centro qualquer que ele seja , e mais, a consciência moral de algo mal definido ainda pode ser Alegre ou Helena Roseta, mas esta mais do que o primeiro... Não reconheço autoridade moral a muitos dos políticos evocados e misturados por esse Santos Silva ....
A minha cara tem medo de ver o quê....
JRM

CCF disse...

JRM, não tenho medo de nada, caso contrário não publicava, nem respondia. Gosto que volte e que assuma o comentário anterior. Partilho muito do que diz, mas não tudo. E como explicar aqui e melhor a parte da qual discordo? O ministro que apelida de fascista já lutou contra o fascismo, deve ser estranho para ele ser apelidado como tal agora, deve provocar-lhe desorientação e raiva, a que expressou de forma infeliz. Eu gosto mais dele do que daqueles que estão calados e fazem sempre tudo bem, tudo como o chefe manda, eminências pardas. De resto, o problema é que esta gente, mal toma o poder, esquece que as pessoas têm um rosto.Como diz, mais...muito mais se poderia dizer e seria bom, gosto de discutir, mas aqui temos limitações.
Obrigada JRM, volte sempre.